sexta-feira, 18 de junho de 2010

Chefes. Será que existem chefes admirados por seus subordinados?

Pois é, acho que está é uma pergunta que muitos se fazem e fazem aos outros também.
Eu acredito que existam chefes admirados por seus subordinados, porque já tive a ótima experiência de trabalhar com superiores hierarquicos com grande habilidade na gestão dos negócios e das pessoas. Por outro lado, tive outras tantas oportunidades em trabalhar com pessoas, hierarquicamente superiores, com as quais aprendi como não fazer a gestão (se é que posso chamar de gestão o que fizeram ou fazem).
Enfim, de qualquer modo, mesmo com as pessoas com as quais convivi e que não me identifiquei, ainda assim posso afirmar que aprendi.
De qualquer modo, é interessante analisar o ser humano do ponto de vista da fraqueza e inabilidade que demonstram quando se tornam gestores de algo ou alguém. Difícil entender o que acontece na cabeça das pessoas que as fazem pensar que se forem carrascos, crueis, se fizerem a gestão pelo conflito ou pelo terror, terão mais sucesso do que se fizerem a gestão pela parceria, pelo trabalho em equipe e pelo reconhecimento.
Claro que entendo que quando lidamos com pessoas, afinal de contas é sobre isso que estou escrevendo, muitas vezes temos que ser mais enérgicos, diretos e muitas vezes até mandar e não pedir, pois existem pessoas que não entendem o que é o trabalho em equipe e pode trazer grandes prejuízos ao negócio. Entrentanto, até essas pessoas são passíveis de aprender com o tempo, mas para isso precisam ter um "mentor" que as acompanhem de perto e que possibilitem seu desenvolvimento.
Por esta razão é que acredito que os chefes são seres importantes, já que os resultados financeiros não se sobrepõem aos resultados de um belo trabalho em equipe. Digo isso porque o resultado financeiro positivo pode até ser alcançado através do massacre dos colaboradores por parte de chefes tiranos, mas esse resultado não se manterá por muito tempo já que pessoas insatisfeitas geram grande rotatividade e/ou a contaminação do ambiente. O resultado dessa insatisfação será apurado no final através da demonstração do resultado financeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário